sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Discussão acerca do currículo - Dê sua opinião - Comente

Do ponto de vista da pedagogia crítica, para que o ensino se torne efetivo, é necessário que ele tenha significado para o aluno e seja motivador. Por isso o professor, na sala de aula, precisa identificar as maneiras pelas quais cada aluno se apropria do conhecimento.
Ser bom educador é conseguir manejar diferentes estratégias de ensino no atendimento individualizado ao aluno, no trabalho em grupo e/ou na aula para a classe toda, retirando o que cada um pode oferecer de melhor.

Comente com seu professor e colegas o fragmento a seguir:


(...) toda prática educativa demanda a existência de sujeitos, um que, ensinando aprende, outro que  prendendo, ensina, dai o cunho gnosiológico; a existência de objetos, conteúdos a serem ensinados e aprendidos; envolve o uso de métodos, de técnicas, de materiais; implica , em função de seu caráter diretivo, objetivo, sonhos, utopias, ideais. Daí a sua politicidade, qualidade que tem a prática educativa de ser política, de não poder ser neutra (FREIRE, 1996, p. 77-78).



Nenhum comentário:

Postar um comentário