sexta-feira, 19 de outubro de 2012

IMAGEM DO CURRÍCULO OCULTO






 A TECNOLOGIA E O MUNDO GLOBALIZADO.

Currículo Oculto - São normas e valores, passados do professor para o aluno, de uma forma contida numa proposição sem estar expresso em termos precisos.


No dia-dia na sala de aula, além da conclusão do planejamento diário, o professor cita exemplos a mais, ou se aprofunda no tema verbalmente, criando uma racionalização involuntária além do esperado, do que estavam propostos no plano de aula, sem ter consciência disso. Isso é currículo oculto.


O Mundo mudou com as novas tecnologias e a educação não pode ficar alheia a isso. No entanto não basta adicionar laboratórios e computadores, televisores e aparelhos de DVD ou qualquer outro recurso às escolas, é necessário aprender a utilizá-los e torná-los parte integrante dos currículos e instrumentais básicos para o trabalho em sala de aula.


Pensamos em educação como as pessoas que querem entender as mudanças climáticas apenas em nível local, sem inserir nessa ampla e complexa questão situações como o efeito estufa, a camada de ozônio, a destruição das florestas tropicais ou a extinção de animais e vegetais.
Não podemos desprezar mudanças que têm acontecido no âmbito das comunicações como o surgimento da Internet, a ampliação das transmissões por satélite, as notícias que rapidamente cruzam as fronteiras e nos permitem saber o que se passa no Japão ou no Oriente Médio em questão de minutos.
Ignorar o avanço do neoliberalismo e a falência do sonho socialista; fechar os olhos para as disputas religiosas que abalam regiões do planeta; desprezar a rápida e portentosa ascensão da China no mercado mundial; ou ainda não se informar acerca dos grandes tratados internacionais que levaram a formação da União Européia nos levam a erros grosseiros e nos tornam míopes ou até mesmo cegos a questões relevantes que afetam o trabalho nas escolas.
O homem literalmente chegou a Lua, criou meios de transporte velocíssimos e eficientes, logrou transformações importantes nos setores produtivos e elevou consideravelmente sua capacidade de criar mercadorias. Essa mesma humanidade condenou milhares de pessoas à fome, ao abandono e aos descalabros da miséria. Guerras têm sido travadas em diferentes partes do mundo, doenças epidêmicas assolam os países desprovidos e a distribuição de riquezas é totalmente desigual e injusta entre as nações ricas e as pobres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário