sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Produção textual interdisciplinar e Individual - UNOPAR - RONDÔNIA Currículo real, oculto e prescrito -


O  currículo  vem  passando  por  várias  transformações  na sua construção nesses últimos tempos; isso significa que:

[...]  sua  construção  não  pode  ser  entendida  separadamente  das condições reais de seu desenvolvimento e, por isso mesmo, entender  o  currículo  num  sistema  educativo  requer  prestar  atenção  às práticas  políticas  e  administrativas  que  se  expressam  em  seu  desenvolvimento,  às  condições  estruturais,  organizativas,  materiais, dotação de professores, à bagagem de idéias e significado que lhe 
dão forma e que o modelam em sucessivos passos para a transformação (SACRISTÁN, 2000, p. 21).
Segundo alguns autores da teoria crítica, como Apple (1982), Sacristán (2000), Moreira (2002), Silva (2000), entre outros, o currículo  é  um  projeto  que  não  está  pronto  e  acabado;  é  algo  a  ser construído  no  cotidiano  escolar,  com  a  participação  de  todos  os segmentos  que  atuam  na  escola:  professores,  alunos,  gestores, pais  e  comunidade  onde  a  escola  está  inserida.  O  currículo  não
compreende somente as disciplinas e os seus conteúdos, mas também a sua organização, os métodos de ensino, o seu desenvolvimento e a avaliação. Ele é um orientador das práticas pedagógicas do professor e precisa ser constantemente avaliado e modificado. Para que cumpra suas funções na sua concretização, deve levar em consideração todos os segmentos da escola.
Vale ressaltar que temos os currículos:
-  Currículo Real é o currículo que acontece dentro da sala de aula com professores e alunos a cada dia em decorrência de um projeto pedagógico e dos planos de
ensino.
- O Currículo Oculto é o termo usado para denominar as influências que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho dos professores. O currículo oculto representa tudo o que os alunos aprendem diariamente em meio às várias práticas, atitudes,comportamentos, gestos, percepções, que vigoram no meio social e escolar.
- O currículo prescrito atribuí à escola o papel de transmitir uma cultura com base na lógica da reprodução, um currículo igual para todo o território e para todos os alunos, construído para que o professor o execute da forma como veio estruturado.
Segundo Sacristán (2000), o currículo deve ser compreendi-do  como  um  instrumento  conceitual  que  carregue  uma  resposta para os apontamentos: o que se deve ensinar, como esse ensino deverá ser transmitido, qual o motivo ou a razão pela qual se ensina determinado conteúdo.
Os estudos a respeito do currículo apontam para uma primeira constatação, a de que não são conteúdos acabados, são conteúdos construídos por meio das práticas pedagógicas. 
construir conhecimento na escola envolve o aluno, o professor, o conhecimento formal e organizado. Entretanto, essa construção, está inserida em um contexto sociocultural e político, refletido na sala de aula, pois a escola não é uma instituição independente.
Essa construção, por ser uma ação social, envolve sentimentos e emoções, necessitando construir nos alunos a metodologia do aprender a aprender e desenvolver a sua autonomia para que sejam sujeitos de sua própria história.
Os conteúdos ao serem abordados nas salas de aula, devem contribuir para a formação humanizadora, cidadã, dos alunos, capazes de melhorar a sociedade.
Os conhecimentos prévios dos alunos acerca dos conteúdos são  importantes,  mas  você  é  quem  proporcionará  outras  formas de  ação  e  interação  na  construção  do  conhecimento  formal.  Por outro lado, destacar no currículo somente acontecimentos pontuais não contribui para o avanço dos alunos na aprendizagem.




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