O currículo vem passando por várias transformações na sua construção nesses últimos tempos; isso significa que:
[...] sua construção não pode ser entendida separadamente das condições reais de seu desenvolvimento e, por isso mesmo, entender o currículo num sistema educativo requer prestar atenção às práticas políticas e administrativas que se expressam em seu desenvolvimento, às condições estruturais, organizativas, materiais, dotação de professores, à bagagem de idéias e significado que lhe
dão forma e que o modelam em sucessivos passos para a transformação (SACRISTÁN, 2000, p. 21).
compreende somente as disciplinas e os seus conteúdos, mas também a sua organização, os métodos de ensino, o seu desenvolvimento e a avaliação. Ele é um orientador das práticas pedagógicas do professor e precisa ser constantemente avaliado e modificado. Para que cumpra suas funções na sua concretização, deve levar em consideração todos os segmentos da escola.
Vale ressaltar que temos os currículos:
- Currículo Real é o
currículo que acontece dentro da sala de aula com professores e alunos a
cada dia em decorrência de um projeto pedagógico e dos planos de
ensino.
- O Currículo Oculto é o termo
usado para denominar as influências que afetam a aprendizagem dos alunos e o
trabalho dos professores. O currículo oculto representa tudo o que os alunos
aprendem diariamente em meio às várias práticas, atitudes,comportamentos,
gestos, percepções, que vigoram no meio social e escolar.
- O currículo prescrito atribuí à
escola o papel de transmitir uma cultura com base na lógica da reprodução, um
currículo igual para todo o território e para todos os alunos, construído para
que o professor o execute da forma como veio estruturado.
Segundo Sacristán (2000), o currículo deve ser compreendi-do como um instrumento conceitual que carregue uma resposta para os apontamentos: o que se deve ensinar, como esse ensino deverá ser transmitido, qual o motivo ou a razão pela qual se ensina determinado conteúdo.
Os estudos a respeito do currículo apontam para uma primeira constatação, a de que não são conteúdos acabados, são conteúdos construídos por meio das práticas pedagógicas.
construir conhecimento na escola envolve o aluno, o professor, o conhecimento formal e organizado. Entretanto, essa construção, está inserida em um contexto sociocultural e político, refletido na sala de aula, pois a escola não é uma instituição independente.
Essa construção, por ser uma ação social, envolve sentimentos e emoções, necessitando construir nos alunos a metodologia do aprender a aprender e desenvolver a sua autonomia para que sejam sujeitos de sua própria história.
Os conteúdos ao serem abordados nas salas de aula, devem contribuir para a formação humanizadora, cidadã, dos alunos, capazes de melhorar a sociedade.
Os conhecimentos prévios dos alunos acerca dos conteúdos são importantes, mas você é quem proporcionará outras formas de ação e interação na construção do conhecimento formal. Por outro lado, destacar no currículo somente acontecimentos pontuais não contribui para o avanço dos alunos na aprendizagem.
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